Este livro é um guia de estratégias práticas e acessíveis, escrito por professores para professores, que busca integrar os conhecimentos da Neurociência à prática pedagógica. Longe de ser um manual técnico, ele oferece um olhar diferenciado sobre o processo de ensino-aprendizagem. A obra parte do princípio de que o professor já possui um valioso repertório de estratégias didáticas. O objetivo não é substituir essas práticas, mas sim complementá-las com insights da Neurociência, proporcionando uma compreensão mais profunda de como o cérebro aprende. Ao entender os mecanismos neurais envolvidos na atenção, memória, emoção e aprendizado, o educador pode otimizar suas abordagens em sala de aula. O livro apresenta estratégias, embasadas em pesquisas neurocientíficas, que podem ser incorporadas ao dia a dia escolar. São sugestões práticas para engajar os estudantes, estimular a curiosidade, facilitar a memória, lidar com a diversidade de ritmos de aprendizagem e promover um ambiente de aprendizado mais significativo, sempre respeitando o tempo e as particularidades do desenvolvimento cerebral de cada estudante. "De Prô pra Prô" é um convite para que os professores conheçam outras perspectivas sobre a educação, utilizando o conhecimento do cérebro como um poderoso aliado na arte de ensinar e aprender.
Formato: 140 x 210 mm
Páginas: 136
Miolo papel: Ivory Bulk 65 g
Sumário:
Introdução 08
Aquecimento 15
1 - Estratégias Didáticas e Neurociência: Um diálogo necessário 18
2 - Memória e seus ativadores: Uma conversa com professores 36
3 - Educação Inclusiva, Neurociência e Planejamento Docente: Quando a escola acolhe todos os cérebros 56
4 - Funções Executivas: Habilidades para toda a vida 66
5 - Mundo concreto e mundo virtual: Possibilidades de aprendizado 82
6 - O lúdico e a gamificação 100
7 – Criatividade e Flexibilidade Cognitiva: Um olhar diferente 114
Encerramento 130
Autoras 132
Sobre as autoras
Todas as autoras são professoras, tendo em comum a especialização em neurociência aplicadaà educação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)
Organizadora e autora
Carla Tieppo é empreendedora em Neurociência aplicada e tem na Educação sua esperança e paixão. Professora há 30 anos, encontrou na ciência do cérebro uma enorme fonte de conhecimento e inspiração para questionar e instigar o universo da Educação a inovar radicalmente suas bases teóricas e reler autores consagrados da educação a partir de novas perspectivas. Como Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é idealizadora e coordenadora de programas de pós-graduação lato sensu em Neurociência aplicada. O programa voltado para Educação já foi consagrado em seus formatos presencial, EaD e in company. Empreendedora serial é sócia-fundadora da Educação Inédita, da Editora Conectomus e da Ilumne Consultoria. Seu livro de maior sucesso é "Uma Viagem pelo Cérebro - a via rápida para entender neurociência" publicado em 2019 e que já vendeu 15 mil cópias.
Autoras
Carina Grassotti Bacharela e Licenciada em Filosofia, Técnica em Biblioteconomia. Introvertida, apaixonada por estrelas, amante do conhecimento, amiga sincera e leal. E, sem dúvida, SER TIA potencializa a sua melhor versão...BORA VIVER!!
Elaine Liess Psicóloga, mãe de um espécimehumano e três pets. Ama o aconchego da família, dançar (em especial dança egípcia), viajar, estar perto da natureza, de bons amigos e dos livros. Head Executiva da Educação Inédita com uma trajetória profissional híbrida chegando enfim na Educação.
Kharyna Rodrigues Formada em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, inicialmente, dedicou-se à pesquisa, mas encontrou sua paixão no ensino ao perceber o receio dos alunos em relação à disciplina. Intrigada, buscou compreender o processo de aprendizagem, o que a levou a explorar a Neurociência. Sua jornada de aprendizado continua ligada à prática pedagógica, com o objetivo de construir uma educação transformadora.
Manuela Santiago Psicopedagoga, com trajetória dedicada a alunos com transtornos de aprendizagem e emocionais. Brasileira de origem miscigenada, atua na intersecção entre ciência e educação inclusiva, trabalhando pela diminuição de barreiras educacionais e pela plena aceitação da diversidade em ambientes escolares.
Marília Albuquerque Neurocientista de laboratório, muito curiosa e animada coma vida. Adora cozinhar, praticar esportes e experimentar cafés.Está apaixonada por um capítulo novo que se abriu em sua vida, a maternidade. Em 2024, tornou-se mãe do Caio. É Doutora em Ciências da Saúde pela FCMSCSP, Mestre em Farmacologia e Bacharel em Gerontologia pela USP. Atua como consultora na educação e no ambiente corporativo, formando pessoas e construindo materiais.
Vanessa Dohme Escoteira, criativa, gateira e super tia. Mestre em Educação, com pós em Marketing e em Neurociência, graduada em Comunicação, formada em balé e psicanálise. Ama viajar, estudar e "gamificar" as coisas. Head de Experiências Didáticas da Educação Inédita e forma docentes há mais 15 anos. Acredita na força da transformação individual para o sucesso global.